As empresas podem desenvolver a voz de sua marca, examinar a concorrência e comunicar com os clientes pelas redes sociais, por isso é importante conhecer as melhores plataformas de redes sociais para o seu negócio.
Usar a plataforma certa para o público-alvo pode ampliar a visibilidade e vendas e elevar o seu negócio para o próximo nível.
Melhores Redes Sociais para a sua empresa
O Facebook é uma das maiores e principais redes sociais atualmente e possui um enorme alcance. Tem uma grande diversidade de públicos, desde adolescentes a idosos.
Desde divulgação de fotos, vídeos, transmissão ao vivo e criação de eventos até a inclusão de banners e redirecionamento para o site da empresa. Lance conteúdo regular ou crie ou participe de grupos.
Concentre-se em iniciar conversas significativas é isso que o algoritmo do Facebook prioriza.
Para além da publicação de conteúdos diversificados, as páginas das empresas devem estar completas com informações como link para o site, endereços, telefones, e-mail, horários de funcionamento, lista de serviços ou produtos e outros pontos que possam ajudar o cliente a encontrar a empresa, resolvendo as suas necessidades iniciais.
Um dos maiores focos do Facebook atualmente é nos vídeos.
O LinkedIn evoluiu de uma simples rede social de procura de empregos e site de currículos para uma plataforma profissional onde especialistas do setor partilham conteúdo e constroem a sua marca pessoal.
Embora as empresas estejam presentes na rede social através das páginas de empresasa, o maior apelo é com os perfis pessoais, feitos pelos profissionais com objetivo de compartilhar conhecimentos.
Para as empresas, o LinkedIn serve como uma apresentação e também um ponto de recrutamento, pois é possível anunciar vagas e definir com assertividade o perfil de profissional procurado.
Uma coisa a ter em mente sobre o LinkedIn, no entanto, é que é mais provável que encontre parceiros de negócios do que novos clientes (a menos que o seu mercado inclua B2B).
O LinkedIn conta com mais de 65 Milhões de utilizadores.
O Instagram tornou-se numa excelente maneira de as marcas mostrarem literalmente os seus produtos, valores e voz. Por ser composto por publicações de fotos e vídeos, esta rede social também se mostra como uma opção viável para a publicação de campanhas, promoções e divulgação de produtos.
A linguagem em todas as publicações no Instagram deve ser leve e direta, investindo mais no visual seja com fotos, ilustrações ou animações. Aplicar a identidade visual da empresa também ajuda na fixação e lembrança da marca.
Nos Stories, por exemplo, o Instagram disponibiliza caixas de texto para receber perguntas ou realizar testes com o público.
Youtube
O Youtube é uma plataforma de vídeos. Mais do que qualquer um dos concorrentes, o YouTube tornou-se a maior plataforma de partilha de informações por vídeo. A plataforma consiste na divulgação de produtos audiovisuais, o que direciona o foco da empresa em gerar conteúdo dinâmico, atrativo e que transmita a mensagem de forma clara e, se possível, divertida.
A rede social, conta com mais de 2 biliões de utilizadores mensais e tornou-se um lugar onde as pessoas vão não só para entretenimento, mas para aprender coisas novas.
O melhor do YouTube é que é bastante simples incorporar vídeos no seu site. Eles fornecem um código incorporável em vários formatos, para que possa colocar os vídeos do YouTube em qualquer lugar.
O conteúdo no YouTube também pode utilizar SEO, a otimização para melhorar o posicionamento e a visibilidade nas páginas de resultados de pesquisas.
O Twitter ainda persiste como uma rede social funcional e como um dos principais meios de redirecionamento para outros links. A publicações consistem em textos, imagens, vídeos ou GIFs.
A rede social permite uma linguagem mais informal, principalmente pela faixa etária ser composta por jovens.
Quando se trata de usar o Twitter para negócios, facilmente pode encontrar maneiras de monetizar a plataforma. Parte disso é ao destacar-se da concorrência, envolver-se com o seu público e adicionar conteúdo valioso a todas as suas publicações.
Deve ter em conta que esta rede social é bastante volátil devido aos utilizadores e qualquer crise explode bastante rápido, o que faz com que seja imperativo ter cuidado com queixas e criticas.
Embora não tenha muita força no mercado nacional, o Pinterest tem bastantes pontos fortes.
É composto unicamente por publicações de imagens, o que permite que as empresas realizem uma divulgação em massa dos seus produtos. As imagens podem conter legendas e links externos.
É uma rede com foco para o público final (B2C).
Para englobar e diversificar ainda mais o seu conteúdo deve publicar imagens dos bastidores da empresas, como também das campanhas publicitárias.
Como usar as Redes Sociais para a empresa
Os avanços tecnológicos trouxeram para as empresas grandes oportunidades e novas maneiras de expandir as marcas.
Marcar uma presença digital, nas redes sociais, não é simplesmente criar um perfil e publicar imagens, fotos e legendas. É necessário um planeamento estratégico sobre a pesquisa do público-alvo, a criação de uma linguagem própria e adequada para cada rede social, entre outros fatores.
Deve:
- Entender o tipo de público alvo e em que rede social se encontra em maior número para que seja definida a melhor estratégia.
- Apostar em conteúdo relevante para criar credibilidade e tornar-se numa referência do mercado.
- Elaborar metas e objetivos.
- Definir um planeamento estratégico para organizar todos os processos.
- Acompanhar em tempo real todos os resultados e informações.
- Humanizar a empresa através da comunicação com os clientes.
Temos noção de como todos estes passos podem ser dificeis de implementar, principalmente por empresas que não se podem dar ao luxo de ter alguém a trabalhar 24/7 nas redes sociais. Com isso em mente, na Fluxo Digital desenvolvemos o nosso serviço de gestão de redes sociais com diferentes planos consoante as necessidades da sua empresa.
Anúncios de Redes Sociais
A grande vantagem de promover anúncios pagos é que todas as redes sociais possuem essa possibilidade e cada rede possui particularidades e vantagens específicas.
Por isso, deve entender todo o potencial da plataforma para segmentar as campanhas e investir em marketing de vídeo, anunciar os seus produtos ou serviços e potencializando os resultados.