O que é inbound marketing? Será que é a estratégia correta para atrair clientes?
A internet e as redes sociais mudaram para sempre a forma como as empresas procuram e captam novos clientes. Esta equilibrou o jogo fazendo com que até pequenas startups ou até freelancers consigam lutar pelos holofotes ao lado de grandes marcas consolidadas.
Por outro lado mais oportunidades significa mais competição. Então como é que faço para o meu negócio ser visto por um público mais amplo e atrair novos clientes com menos dinheiro para investir?
A resposta é Inboud Marketing. Esta estratégia de marketing, criada por Brian Halligan, cofundado da Hubspot, é uma maneira inteligente de criar e aprimorar a sua presença online. Inbound Marketing permite converter mais e aumentar a fidelidade do cliente.
Mas afinal o que é Inbound Marketing?
Se fizermos uma rápida analogia, a proposta de Inbound Marketing não se resume a dar o peixe e muito menos ensinar a pescar. Inbound é saber conquistar os peixes e garantir que o cardume virá até si por livre e espontânea vontade. Mas calma, o que de fora às vezes parece um milagre, por dentro é pura estratégia.
Muitas empresas estão habituadas à maneira tradicional de captar os clientes, chamada de Outbound Marketing. Ou seja, a empresa vai atrás do cliente ativamente e não cria interesse espontâneo da pessoa em relação à sua sua marca.
Ao contrário do Outbound, o Inbound utiliza Marketing de Conteúdo e SEO para fazer a jornada da compra pelo caminho que menos “atravessa” o quotidino do público-alvo. A ideia dessa estratégia é, por meio de plataformas como blog, newsletter, e-mail marketing, redes sociais e Google, fazer com que o próprio público siga por um caminho de conteúdos e, por meio da sua confiança em relação à fonte da informação, que é a mesma empresa que deseja tê-lo como cliente, efetue a compra.
Quais são as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing?
O Outbound Marketing ainda tem utilidade em 2022, mas cada vez mais é considerado inadequado principalmente para startups e pequenas empresas.
A principal diferença é que uma estratégia Outbound é focada em atingir o público de forma direta e cega. Um exemplo desse método seria um vendedor de porta em porta ou aqueles anúncios da televisão. As marcas vão lá e pedem ao público o seu tempo, para interromper tudo e ouvir sobre um produto.
Funciona, mas o objetivo, neste caso, é vencer pelos números – transmitir ativamente uma mensagem para muitas pessoas e esperar que uma boa quantidade de espectadores se torne leads.
Leva tempo, exige esforço e vai custar muito dinheiro. É por isso que o Inbound Marketing acaba por se tornar uma melhor opção para quem deseja otimizar o seu trabalho e atrair novos clientes sem gastar balúrdios
Se uma estratégia de outbound força uma empresa a ir atrás do seu público, uma de inbound define o campo para que (o cliente) encontre a tal marca primeiro quando for procurar um produto, um serviço ou uma solução.
Quando um negócio se torna referência no seu nicho de mercado, por meio de conteúdos relevantes e de uma relação próxima com o público-alvo,deixa de ser necessário procurar o cliente, este acaba por procurar o seu negócio. Esse tipo de poder hoje é suficiente para causar um enorme impacto no mercado.