SEO

O que é SEO e será que é fundamental para a sua empresa?

Perceba o que é SEO e como esta estratégia surgiu. Perceba também a sua importância para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

O SEO é uma das estratégias mais requisitadas atualmente para melhorar o marketing digital de uma empresa. Por isso, decidimos criar um artigo que explique de forma detalhada e profunda o que é o SEO e por quais motivos a estratégia é fundamental para qualquer marca ou empresa, independente do segmento.

O conjunto de técnicas que envolve o SEO (Search Engine Optimization) tem como objetivo trabalhar a optimização de sites, blogs e outras páginas web, para que o site ou blog de determinada empresa alcance um destaque nas primeiras posições de motores de busca, como o Google, Bing, Yahoo, etc.

As primeiras posições da pesquisa orgânica deixam os links em destaque e consequentemente estes acabam por ter mais visualizações e cliques por utilizadores interessados no assunto, produto ou serviço.

O que é SEO?

O SEO, que significa otimização para motores de busca, é uma estratégia que combina ações para melhorar o desempenho de uma empresa no Google por meio da melhoria do posicionamento, títulos inteligentes e atraentes, conteúdos estratégicos, palavras-chave e diversos detalhes que quando se juntam, são conhecidos como SEO, uma estratégia eficiente para a pesquisa orgânica do Google.

E caso esteja com dúvidas sobre quais motivos esta estratégia tem um impacto tão importante para empresas e marcas, pense o seguinte: a cada segundo, há milhões de pesquisas nos motores de busca, mas principalmente no Google. Hoje, a ferramenta de busca citada é a mais usada em Portugal e no mundo.

Falando desta forma, a estratégia é simples e até pode já pensar que é fácil entender o que é o SEO. Na teoria, realmente, a estratégia tem objetivos claros, mas na prática, aplicar o SEO e ter bons resultados exige muito tempo de estudo, ferramentas corretas e eficientes, profissionais capacitados e diversos outros recursos que oferecem um suporte diferente.

O que o SEO proporciona para empresas segmentadas

Vamos dar um exemplo prático. Quando procura um hotel, por exemplo, para viajar com a sua família e ter serviços diferentes que atendem às suas expectativas, onde realiza essa pesquisa?

Com toda a certeza  a resposta é: Google. O motor de busca apresenta todas as informações que precisa, como: imagens, localização, avaliação, contactos, site, redes sociais e muito mais.

Entenda melhor com dados concretos:

  • Só os três primeiros links orgânicos já recebem mais ou menos 30% dos cliques
  • A maior parte dos utilizadores não passam da primeira página do Google, apenas 0,78% dos utilizadores clicam em links na segunda página dos resultados da pesquisa

Este destaque acontece após uma avaliação do próprio Google, que verifica por meio de motores de busca quais os sites que estão mais dentro dos seus parâmetros e quais se mostram especialistas no assunto.

Entenda melhor e comece a investir no SEO!

Perceba que para quem deseja conhecer mais sobre o SEO e quer tornar sua empresa mais visível no maior moto de busca do mundo, saiba que a estratégia oferece diversos benefícios a longo prazo.

O resultado não é imediato, porém revela-se construtivo e o crescimento da empresa pode acompanhar a evolução dos resultados da estratégia.