
O que são Leads?
No marketing digital um Lead é um potencial consumidor que demonstrou interesse no seu produto ou serviço. Essa pessoa chegou até ao seu website através de alguma interação como, por exemplo, conteúdo ou formulário, e informou dados que serão utilizados para futuramente guia-lo pelo funil de vendas.
Um Lead é uma oportunidade de negócio e numa visão mais ampla de marketing pode fazer parte de uma lista e ser utilizado como referência para outros contatos de uma empresa em redes sociais, como Instagram ou facebook.
As pessoas têm preferências e necessidades diferentes, portanto, nem todos serão leads de todos os negócios. Da mesma forma, nem todos os leads são de igual qualidade. Por exemplo, cerca de 96% dos visitantes de um website não estão prontos para comprar.
Importância dos Leads
O Inbound marketing trabalha o marketing de atração através de conteúdos e oferta de conteúdo rico. Através dessas ofertas é possível captar informações de contato, e saber o que é que uma pessoa está à procura em termos de conhecimento, serviço ou desejo de compra.
Uma vez captado, um Lead torna-se num potencial cliente, a sua empresa tem a oportunidade de guiá-lo na sua jornada de compra até transformá-lo num cliente efetivo.
No cenário de consumo atual um cliente faz pesquisas e comparações antes de comprar um produto ou serviço. Por isso é necessário que as empresas se atualizem em relação ao atendimento e marketing que deve ser feito para esse cliente.
Com uma boa estratégia de Inbound marketing e geração de Leads, a sua empresa tem muito mais oportunidades de captar potenciais clientes.
Como Adquirir Leads?
A criação de leads é fundamental para o seu negócio. Ajuda a alcançar o crescimento sustentado e o sucesso. Normalmente, a criação de leads é o primeiro passo no processo de vendas. Envolve atrair e convencer potenciais clientes a comprar o seu produto ou serviço.
Uma perspectiva de vendas, por outro lado, é um lead que se envolveu consigo. Por exemplo, você está a ter uma conversa bidirecional com eles e os sinais estão lá de que há um potencial real.
São utilizados vários métodos diferentes para adquirir leads, incluindo marketing de conteúdo e marketing por e-mail.
O marketing de conteúdo inclui blogs, estudos de caso, infográficos, e-books, vídeos e mídias sociais. Enquanto os tipos de marketing por e-mail incluem boletins informativos, e-mails de nutrição de leads e e-mails de história da marca.
Outros métodos incluem falar diretamente com potenciais leads, anúncios pagos e referências. E não esquecendo do SEO também.
Para ajudar os profissionais de marketing a visualizar e influenciar a jornada do cliente, o funil de geração de leads foi introduzido:
Top of the funnel (TOFU)
Aqui, é tudo uma questão de consciencialização. Esta é a sua primeira interação com um potencial cliente, então o objetivo é estabelecer confiança e educar.
Middle of the funnel (MOFU)
Nesta fase, o potencial cliente percebeu que precisa de resolver um determinado problema e está a explorar todas as opções. Para ajudar, você pode oferecer uma solução adequada ou fornecer algo de valor para movê-los para a conversão.
Bottom of the funnel (BOFU)
Quando um lead chega a este ponto, pode chamá-lo de prospect. Aqui, eles estão a considerar uma compra. Isso significa que o seu foco deve estar na venda. Para facilitar isso, envie demonstrações, estudos de caso e comparações de preços. O objetivo é ter certeza de que você é a escolha certa.
Como Classificar Leads
Depois de adquirir leads, isso não significa que uma venda esteja feita. A qualificação ajuda a determinar a probabilidade de compra do lead. Para isso, pense no seguinte:
- Se o seu lead for uma empresa B2B, analise o perfil da organização.
- Considere o método BANT: o orçamento, a autoridade, a necessidade e o prazo do lead.
- Compare o perfil do lead com o do seu comprador ideal.
- Pontuação de leads: atribua uma pontuação relacionada ao quanto o lead interage com seus ativos de marketing.

Inbound Marketing
Esta estratégia centrada no cliente é usada para envolver as pessoas que procuram pelo seu negócio. Fornecer conteúdo valioso é a chave para isso. A ideia é capturá-los e alimentá-los através do funil, com o resultado final sendo uma compra.
Na Fluxo Digital disponibilizamos um serviço de alta qualidade de Inbound marketing com diversos clientes satisfeitos como, por exemplo, Mestre das Chaminés, Klclima e Loja das Churrasqueiras.
Related Posts
Comment (1)
Comments are closed.
O que é o Funil de Vendas? - Fluxo Digital
Abril 27, 2022[…] atrair prospects. Para o vendedor, o topo do funil é sinónimo de prospecção e qualificação de leads, ou seja, desde os conhecidos leads qualificados de marketing (gerados […]