SEO

Content Marketing: o que é e como aplicar no seu negócio.

O bem mais valioso para um negócio ou marca é a atenção da audiência. Tendo em conta a quantidade de informação disponível, esta não é uma tarefa fácil. Aqui que entra o Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo.

Porque usar marketing de conteúdo?

Existe uma série de razões pelas quais as empresas deveriam usar o Marketing de Conteúdo. A primeira delas é, sem dúvida, uma das mais importantes: o marketing de conteúdo cria uma relação entre o consumidor e a empresa.

Como dito, o usuário de internet não liga muito para a publicidade explícita. O marketing de conteúdo é diferenciado porque atrai as pessoas de uma forma não invasiva, muito pelo contrário. Como vamos ver mais à frente, é o próprio consumidor que chega até a marca e opta por iniciar o diálogo.

Assim, o primeiro passo é dado pelas pessoas para as quais a empresa deseja vender. Essa ação também funciona como uma espécie de filtro. Vamos comparar com um exemplo de media tradicional. Quando há um anúncio num outdoor, muitas pessoas poderão vê-lo. Afinal, há diversos peões e carros a passar por ali.

Na internet, ao contrário, há diversas formas de segmentação, inclusive nos meios pagos. O content marketing, no entanto, funciona naturalmente como uma seleção, já que apenas pessoas interessadas no seu produto ou serviço consumirão o conteúdo. Não se preocupe, pois vamos falar mais adiante sobre como isso funciona na prática. Bem, se ainda não ficou convencido com a argumentação anterior, talvez os números o ajudem a compreender melhor a força desta estratégia.

Segundo algumas instituições de referência, estas são algumas das principais métricas relacionadas ao marketing de conteúdo:

  •  O Marketing de Conteúdo é 62% mais barato e 3 vezes mais efetivo que as estratégias de marketing tradicional;
  •  Quase metade das pessoas entre 18 e 49 anos preferem consumir informação online;
  •  60% dos profissionais de marketing criam pelo menos uma peça de conteúdo por dia;
  •  O Content Marketing tem seis vezes mais poder de conversão que o marketing tradicional;
  •  Empresas que divulgam mais de 16 blog posts mensais alcançam 3.5 vezes mais tráfego do que aquelas que produzem entre 0 e 4;
  •  78% dos Chief Marketing Officer’s acham que o conteúdo personalizado é o futuro do marketing;

Desta forma, uma estratégia que inclua Marketing de Conteúdo mostra que a marca se importa com o cliente/consumidor, com as suas inquietações, os seus interesses e os seus desafios. É certo que o objetivo final é aumentar a notoriedade e, no fim da linha, vender produtos ou serviços, porém, procura fazê-lo dando esse passo extra, para criar uma relação duradoura, fiel e valiosa com o cliente.

Qual a diferença entre Marketing Digital e Marketing de Conteúdo?

Quando falamos de Marketing Digital, referimo-nos ao conjunto total de ações de Marketing e promoção que uma marca faz apenas em meios online ou digitais. Já o Content Marketing pode e deve fazer parte desse conjunto de ações, mas vai também mais além:

  • Não se limita a ser promocional, uma vez que os conteúdos devem ter em consideração as dúvidas, os problemas e os interesses do consumidor;
  • Não se limita ao online, sendo relevante também para a estratégia offline, por exemplo, na elaboração de revistas ou outros suportes físicos.

Qual o papel do Marketing Digital numa estratégia de Marketing?

O Content Marketing é uma estratégia a longo prazo. O que faz sentido, se pensarmos que também a relação que as marcas querem ter com os seus clientes deve ser a longo prazo. Por isso, são cada vez mais as empresas e os marketers que incluem o Content Marketing nas suas estratégias, sabendo que ajudará a aumentar a visibilidade, a ganhar notoriedade, a conquistar a confiança do público e a convertê-lo em cliente. Porquê?

  • Assegura qualidade
  • Acrescenta valor
  • Aumenta a notoriedade
  • Melhora a visibilidade digital
  • Melhora o envolvimento

Fica a ideia de que uma estratégia de Content Marketing pode ser justamente aquilo de que precisa para conseguir fidelizar o seu público. Afinal, como em todas as relações, é retribuindo com gestos inspiradores e relevantes que mostramos empatia e que criamos ligações duradouras.